terça-feira, 18 de maio de 2010

LEMBRANDO: O QUE É VERSO?...O QUE É QUADRINHA?

É BOM LEMBRAR ALGUNS DETALHES IMPORTANTES :

VERSO: É  cada uma das linhas de  um poema.

QUADRINHA:é formada por quatro versos, pode ter cinco ou sete sílabas .

Podemos dizer que verso é um pequeno texto.
O texto poético pode ser uma quadrinha.
O texto poético pode ser um poema (aquele texto que a frase não chega ao fim da linha e é formado por versos ou quadras).
O texto poético pode ser um texto em prosa(aquele formado de frases que vão até o fim da linha).
O verso é uma linha do texto,normalmente aparace em quatro linhas que terminam com sons que combinam,as vezes todas as linhas combinam e em outras vezes se intercalam(pulam uma linha e rimam).

 POESIA E LITERATURA
O QUE É LITERATURA?
Para entender a poesia precisamos entender outras coisas...lembra que a poesia é metafísica...então ela está ligada a um montão de coisas...por exemplo a Literatura.
O que é literatura?...fui navegar na net e lá na Wikipédia.org encontrei uma definição que desta vez não está dificil de entender vamos ver:
"Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras.
A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. "
Vamos simplificar nossa conversa:
A literatura é  na sua origem estética,ou seja,ela tenta mostrar a beleza de um texto,é uma arte.
Existem textos técnicos que chamam de literatura mas é só para definir um grupo de interessados em ler não é uma arte,podemos dizer que existe uma literatura médica...essa interessa aos médicos, pois fala de assuntos de sua profissão,tem outras literatura voltadas para profissionais como a jurídica que é escrita para advogados e muitas outras ,afinal tem muitas outras profissões.
A poesia é  uma arte e faz parte da literatura mundial,ela é um gênero Literário,ou seja um tipo de texto,quando  juntamos todos os tipos de textos  arte temos o que se chama Literatura.
O que é Gênero literário ?
Na Wikipédia.org encontrei a definição: Gênero literário[...] é geralmente dividido, desde a Antigüidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático."Traduzindo para nosso papo,gênero literário são grupos de textos considerados arte  e foram criados para organizar a literatura.
Vamos entender melhor esse  negócio vendo cada gênero :
Gênero Narrativo
O gênero narrativo conta uma história  chamada de enredo,pode ser  imaginária ou verdadeira.No gênero narrativo é necessário o texto deixar claro  a época que acontece a história(enredo) e também o lugar ,ou seja deve determinar tempo e lugar. No  gênero narrativo deve existir  um ou mais personagens.
Tipos de textos narrativos:
 Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil.((não tem nenhuma semelhança com a realidade)
Fábula: é um texto de carácter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade).
 As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
Epopéia ou Épico: é uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo.
Quatro belos exemplos são O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, Os Lusíadas, de Luís de Camões, Ilíada e Odisséia, de Homero.
Novela: é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevialidade do conto.
O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situações. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Kafka.
Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral e Boccaccio foi o primeiro a reproduzi-lo de forma escrita com a publicação de Decamerão.
Crônica: é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.
Ensaio: é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema.
É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

Gênero Lírico
O texto que chamam de gênero lírico é na maioria das vezes escrito em versos e poemas,ou seja,é poesia,mas  nem toda poesia pertence ao gênero lírico,porque esse gênero da importância a um tal eu-lirico que é  o mundo interior de quem escreve o poema, envolve a visão de mundo  e o sentimento da pessoa  que escreve.O poeta precisa desenvolver um texto com sua visão de mundo e esntimentos considerando regras de uso de palavras (rimas,redondilhas,etc). Esse textos são  geralmente escrito na primeira pessoa do singular (eu). Poesia ao contrário do que muitos pensam não fala só de amor e romances entre duas pessoas,na poesia moderna encontramos críticas à  nossa realidade social  e até mesmo de humor,o que não pode deixar é de ser  breve e a acentuar o ritmo e a musicalidade da linguagem utilizada no texto.

Textos líricos
Seguem, abaixo, modalidades textuais pertencentes ao gênero lírico.
Ode: é um texto de cunho entusiástico e melódico, em geral, uma música.
Hino: é um texto de cunho glorificador ou até santificador. Os hinos de países e as músicas religiosas são exemplos de hinos.
Soneto: é um texto em poesia com 14 versos, dividido em dois quartetos e dois tercetos, com rima geralmente em A-B-A-B A-B-B-A C-D-C D-C-D.
Haicai ou haiku: é uma forma de poesia japonesa, sem rima, constituídos normalmente por três versos na ordem de 5-7-5 sílabas.

Gênero Dramático
São textos escrito para o teatro.É uma peça de teatro que para ser representado pelo ator é transformado em um texto chamado roteiro .O texto  é sério.

Na literatura ainda existem a Subclassificações dos gêneros e ai aprecem textos como:
Comédia,musical,Drama,Melodrama,Mistério,Pantomima,Romance,Tragicomédia,sátira,etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário